terça-feira, 22 de julho de 2014

Resenha: A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

Eu amo esse cara.Dificilmente eu ligo a obra ao autor. Pelo nome, dificilmente eu vou lembrar de algum. Você tem que me dizer algo como "É aquele cara que escreveu tal livro", e então eu vou ter certeza de quais livros Kafka escreveu. Não é exagero, eu conheço a obra, não o autor. Mas o Zafón é uma exceção.
O primeiro livro dele que li se chamava "Marina". Talvez eu releia ele algum dia pra fazer resenha. Lembro que achei a capa bonitinha, e tinha o nome de uma amiga minha. Eu li na capa que era do autor de "A Sombra do Vento", livro que essa Marina, amiga minha, já tinha me recomendado. Então eu comprei e me apaixonei pelo livro.
Só um ou dois anos depois eu comprei "A Sombra do Vento", junto com os outros dois da coleção "Cemitério dos Livros Esquecidos". Vou resenhar os outros dois um dia desses. Mas vamos à Sombra, e ao que me deu a certeza de que eu vou ligar esse autor a livros incríveis, sim?




Em um final de madrugada de 1945, Daniel, de dez anos, acorda de um percebe que não se lembra do rosto de sua mãe, que morrera alguns anos antes. Ele fica triste com isso. Seu pai, então, o leva para conhecer um lugar secreto. O Cemitério dos Livros Esquecidos é um labirinto. Uma grande biblioteca secreta que se esconde em Barcelona. Lá, o pai lhe diz, Daniel deve escolher um livro dentre todos aqueles, e deve cuidar dele. Será seu e ele deve garantir que aquele livro não desapareça. Que não seja esquecido.

O pequeno Daniel escolhe um livro que parecia chamá-lo. "A Sombra do Vento", de um tal de Julián Carax, autor do qual ele jamais ouvira falar, mesmo sendo filho de um livreiro, o encanta. Mas Daniel não consegue encontrar nenhum outro livro do autor. Alguém, há anos, vem destruindo todos que pode encontrar. E com isso Daniel começa uma busca pelo autor que tem uma história muito mais sombria do que se imaginaria.

O início do livro é interessante. Acompanhamos o desenvolver do final da infância e entrada da adolescência de Daniel, indo até seus dezoito anos, idade onde o resto da história do garoto e sua busca se desenrola. Mas, emprestando a definição de um amigo meu, a verdade é que é um livro com uma história sobre contar histórias. Daniel busca a história de um homem dado como morto há anos, e a descobre ouvindo outros falarem sobre ele e sobre as desgraças que caíram sobre ele. É sombrio, mas encantador. Mágico, eu diria. A trama é uma das coisas mais deliciosas que já li e o jeito como Zafón nos conta ela é simplesmente encantador. Assim como Daniel, "A Sombra do Vento" vai ser um livro do qual eu vou lembrar, apesar de serem duas "Sombras do Vento" diferentes. Um livro delicioso de se ler. Me deixou com um sorriso por vários minutos depois de terminar. É o tipo de livro que me faz questionar minha própria habilidade em contar histórias. Mas então eu lembro que é o tipo de livro que me faz realmente querer contá-las.

Páginas: 399
Editora: Suma das Letras
ISBN: 978-85-60280-09-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário